Mostrando que é possível dar uma guinada em qualquer situação, Marcos Torres (49) saiu de uma crise financeira para concorrer à uma vaga na disputa pelo Prêmio Dólmã, realização do grupo Conforto Gastronômico em parceria com o Comitê da Gastronomia Brasileira que elege um chef embaixador de cada estado brasileiro e do Distrito Federal.

A história do investimento de Marcos começou em 2011, quando ele, na época, tentou ingressar na política como deputado federal. Apesar de ter sido bem votado, infelizmente não conseguiu se eleger. “Como trabalhava no serviço público, precisei pedir o desligamento. Quando não venci a eleição, estava desempregado”, disse Marcos.

Criatividade e vontade de empreender deram origem à Casa da Saltenha. Foto: ContilNet
Foi então que, de janeiro a novembro de 2011, permaneceu desempregado, mas não sem uma renda: “Nesse tempo, eu comecei a fazer salgados para ajudar nas contas de casa. Preparava os salgados e depois saía vendendo em pontos estratégicos. Onde eu conhecia gente, eu ia”. No decorrer dessas idas para vender os alimentos, ele foi aprendendo algumas técnicas para alavancar as vendas.

Chef Marcos Torres, que espera conseguir uma vaga na competição do Prêmio Dólmã deste ano. Imagem: Reprodução
“A maior descoberta é a combinação dos sabores, como um ingrediente se adequa a outro para potencializar o poder do aroma. Deixava os salgados quentinhos na embalagem térmica, e quando eu abria, o cheiro atraía as pessoas. Vendia em 20 minutos o que eu levava duas horas pra fazer”, detalhou.

Os salgados vendidos de porta em porta passaram a ser encomendados para eventos, o que aumento o desafio, a renda de Marcos e sua esposa, e a vontade de investir ainda mais no ramo da alimentação: oficinas e aperfeiçoamento culinário foram os guias de Marcos durante os quatro anos seguintes.

Em novembro de 2015, após um encontro com amigos, o que surgiu como receita improvisada transformou-se em novidade gastronômica. “Durante este jantar, improvisei uma saltenha com frango e molho de tucupi e jambu. Postei uma foto no Facebook, e em questão de minutos, já estava com mais de 100 curtidas com vários comentários perguntando a mesma coisa: ‘Onde eu posso comprar?’”, explicou Marcos.

Após esse inesperado sucesso, a ideia inicial – uma hamburgueria – foi remodulada e deu lugar à Casa da Saltenha, que teve seu primeiro ponto comercial na varanda da sogra de Marcos. “Por estar no bairro Bela Vista, ficava um ponto comercial melhor na época. Inicialmente, as vendas eram apenas aos sábados, pois estava trabalhando meio-período de segunda à sexta. Cheguei a vender 400 saltenhas em apenas um sábado de janeiro do ano passado”, afirmou.

Quando essa saltenha “estourou”, reportagens de jornais escritos e TVs ajudaram o cozinheiro na divulgação. Foi então que diversos concorrentes adaptaram a receita, obrigando Marcos a investir mais uma vez na criatividade para criar outras receitas. Entre elas, estão saltenhas doces, apimentadas (que é em homenagem à Bolívia), de camarão, uma que é homenagem aos nordestinos (com carne seca e queijo coalho), e muitas outras.

E em 2017, mais um passo rumo ao sucesso do negócio próprio foi tomado quando Marcos investiu mais de R$ 10 mil para ter um espaço próprio com o elemento caseiro para servir aos clientes. Esse espaço, que está em funcionamento desde julho deste ano, encontra-se na Avenida Ceará, em frente ao prédio da TV Rio Branco.

“É um desafio, em um período de crise, você ser um empreendedor. Não estaria aqui sem o apoio da minha família e de vários amigos, inclusive da equipe de consultoria financeira do Sebrae, que me orientou muito sobre como avaliar o que funciona, o que mudar, cuidados com os gastos desnecessários… Sem esse aconselhamento, poderia ter fechado no primeiro mês”, falou Marcos.

Investimento foi feito com consultoria do Sebrae. Foto: ContilNet
Este ano, ele também integra os concorrentes para uma vaga na disputa pelo Prêmio Dólmã, realizado pelo grupo Conforto Gastronômico em parceria com o Comitê da Gastronomia Brasileira. O chef vencedor torna-se o embaixador gastronômico do respectivo Estado, uma honraria para os profissionais da área.

Para conferir promoções e as ofertas da Casa da Saltenha, visita o perfil no Facebook (https://www.facebook.com/casadasaltenha) ou entre em contato pelo telefone (68) 99224-225.


Fonte: http://contilnetnoticias.com.br/2017/10/01/casa-da-saltenha-mostra-o-melhor-do-empreendedorismo-com-o-ingrediente-acreano-de-sucesso/