Atravessávamos momentos de dificuldades financeiras tanto no Estado, como nas representações de classe. Em nosso meio predominava a agiatoagem, pois muitas pessoas aproveitando-se das nossas dificuldades usurpavam o minguado salário dos servidores, e em sendo seus reféns, por conseguinte o nível de endividamento era muito grande.

No dia 08 de abril de 1999 um grupo formado por vinte e cinco policias militares integrantes do Gabinete Militar do Ex Governador Jorge Viana reunidos em Assembleia Geral no Auditório da antiga Emater Acre (hoje SEAPROF) criaram a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Policias Militares do Acre, onde cada cooperado integralizou vinte reais, perfazendo um total de quinhentos reais por mês. Nesta mesma assembleia elegemos a primeira Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Abrimos uma conta corrente em um banco publico onde depositamos nossos primeiros R$ 500,00 de capital social.

Nossa operacionalização se consistia em emprestar pequenos valores dentro do próprio grupo, e como os valores subscritos não atendiam a demanda era necessário fazer sorteios para ver quem seria o próximo cooperado que iria pegar o dinheiro emprestado. Quando chegou a homologação do Banco Central do Brasil, nós já contávamos com mais de 200 cooperados e 20 mil reais de cotas.

A primeira sede foi em uma sala na Avenida Benjamim Constant, altos da antiga lanchonete Pão de Queijo, posteriormente nas dependências do Palácio das Secretarias, e por fim no interior do Quartel do Comando Geral da Policia Militar, onde permanecemos até a presente data.

No decorrer dos anos, objetivando alçar voos mais altos, alguns passos foram delineados, dentre eles citamos a sua transformação em Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores em Segurança Pública do Estado do Acre. Nossa gestão, buscando dar seguimento ao seu processo de crescimento, propõe brevemente novo desafio a ser vencido, que é vesti-la de uma nova roupagem, transformando-a em Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos do Estado do Acre - SICOOB ACRE, com ampliação da área de abrangência para os municípios de Sena Madureira (Vale Purus), Brasiléia (Vale Alto Acre) e Cruzeiro do Sul (Vale Juruá), e no futuro bem próximo nos tornamos a primeira Cooperativa de Livre Admissão do Estado do Acre, já que atualmente dispomos de mais de 2.300 associados em nosso quadro social, bem como associados em quase todos os municipios do Estado do Acre. 

Avante Senhores(as) Cooperados(as)! Sucesso é o nosso limite